O que é a Cleptomania e principais características

Esta doença caracteriza-se por impulsos para roubar objectos que são desnecessários para o uso pessoal ou sem valor monetário.

O doente vivencia um sentimento subjectivo, acompanhado de uma enorme tensão antes do roubo e sente também prazer e satisfação ou alivio ao cometer o furto. O roubo não é planeado e é cometido sem o auxílio ou colaboração de outros indivíduos.

A cleptomania deve ser diferenciada dos actos comuns de roubo em lojas, já que estes são deliberados e motivados pela utilidade do objecto ou pelo seu valor monetário.

Não há nenhum traço que caracterize um cleptomaníaco antes de este agir. Após o roubo, o portador da doença reconhece o erro do seu gesto, não conseguindo entender os motivos do seu acto, ficando envergonhado e escondendo isso de todos.

Este problema inicia-se geralmente no fim da adolescência e é detectada nas mulheres por volta dos 35 anos e nos homens por volta dos 50 anos.

Até ao momento não foi encontrado um tratamento eficaz aceite, estando a ser feitas tentativas de tratamento, mas também não se tem a certeza se a melhora observada é devida á atenção dada ou se é devida ao tratamento feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário