Fobias, o que é?


O ser humano sempre teve diversos medos que, ocasionalmente, são perturbadores mas que não impedem a realização das actividades do dia-a-dia. Já a fobia, é um sintoma neurótico, caracterizado pelo medo irracional, exagerado e injustificado de determinadas situações ou objectos, levando a pessoa a um estado de grande ansiedade, não permitindo que ela esteja em contacto com o estímulo que lhe provoca receio, ou seja, têm um desejo de tal forma compulsivo de evitar a situação ou o objecto receado que isso passa a influenciar a sua vida.
As fobias podem ser divididas em dois tipos: fobias simples e fobias complexas. As primeiras, são fobias específicas de um objecto ou situação em que na presença desse estímulo, as pessoas sentem uma forte reacção de ansiedade, podendo chegar a ter um ataque de pânico. Já as fobias complexas, podem estar associadas a vários medos e não àquele objecto ou situação específica, como a fobia social ou a agorafobia que pode englobar o medo de andar de transportes públicos, usar elevadores ou ir a lojas muito cheias.
Normalmente, uma fobia surge mais no sexo feminino que no masculino, no final da infância, adolescência ou no início da vida adulta.

Sem comentários:

Enviar um comentário