Como é feito o diagnóstico e o tratamento de uma Depressão?


Como a principal consequência é o suicídio, é importante que se identifique o que levou a pessoa a sentir estes sentimentos, para que se possa fornecer uma melhor ajuda no tratamento, que pode ser a nível medicamentoso, com antidepressivos, ou a nível terapêutico, com terapias específicas que conjugado com os medicamentos tem um efeito mais produtivo. Um tratamento que também está associado à depressão, são as actividades físicas.

Não está provado a existência de prevenção para esta doença, aquilo que se pode prever é simplesmente as recaídas. Assim, o conselho para prevenir a depressão, é o seguimento do tratamento de forma adequada sem nunca o interromper.

O diagnóstico clínico é fácil e preciso, feito pelo médico, em especial um psiquiatra ou psicólogo, através dos sintomas que o indivíduo apresenta. Podem recorrer a certos exames (como hemogramas, eletroencefalogramas…), mas normalmente, tal não é necessário.

É importante referir que a depressão se encontra reconhecida no Plano Nacional de Saúde 2000-2010 como um problema primordial de saúde pública e que se estima que esta doença esteja associada à perda de 850 mil vidas por ano, mais de 1200 mortes em Portugal.

Existem vários tipos de depressão, mas os principais são a episódica, a recorrente e a crónica podendo durar desde alguns meses até alguns anos, acontecendo em todas as idades.

Sem comentários:

Enviar um comentário