O que é a Depressão e quais as suas causas


A depressão é uma doença mental, que afecta o sistema nervoso central, interferindo na percepção, na maneira como o indivíduo se relaciona com os outros e nas suas emoções. Não é um simples momento de tristeza, é algo duradouro, que interfere no próprio organismo e nas relações do indivíduo com o trabalho, a família e os momentos de lazer.

A depressão não tem uma causa única. São vários os factores associados ao desenvolvimento de um momento depressivo, que pode estar relacionado com:

- Factores genéticos (presença de genes relacionados ao mau funcionamento de circuitos cerebrais);

- Factores ambientais (Exposição a poluentes);

- Factores relacionados com outras condições clínicas (outras doenças, como tumores ou até mesmo o uso de drogas);

- Factores psicológicos: incapacidade de lidar com determinadas situações ou ultrapassar obstáculos como condições de vida adversas como o desemprego, perda de um ente querido ou até mesmo um divórcio.


1 comentário:

  1. PRECISO DE SUA AJUDA TENHO MUITO MEDO DE TER DEPRESAO TENHO APENAS 14 ANOS E NAO CONSIGO COMER COMIDA PASSO DIA E NOITE CHORANDO ME SINTO UMA INTRUSA EM MINHA FAMILIA ME AJUDE ,EU NOME E JHULIANA DA SILVA DE ASSIS

    ResponderEliminar