Alzheimer, o que é e qual a sua origem

Alzheimer é um tipo de demência devido à morte de células cerebrais, que vai acontecendo lenta e progressivamente ao longo da vida e é caracterizado principalmente pela perda progressiva da memória e da orientação no tempo e no espaço.

O termo Alzheimer deriva do nome do Dr. Eduard Alzheimer, um médico alemão que, em 1901, durante o 37º Congresso do Sudoeste da Alemanha de Psiquiatria apresenta uma conferência designada “Sobre uma Enfermidade Específica do Córtex Cerebral”, onde relata os sintomas, as alterações de comportamento e a incapacidade para as actividades diárias de uma paciente sua. Em 1910, é o Dr. Emil Kraepelin que no seu “Manual de Psiquiatria” descreveu as descobertas desta doença, dando-lhe o nome de Alzheimer.

A origem desta doença ainda não é conhecida, mas aceita-se que possa ser uma doença geneticamente determinada mas não necessariamente hereditária. Para além desta, existem outras teorias que tentam explicar a sua origem, baseando-se em dados que não se encontram devidamente provados. Exemplo disso é uma dessas teorias apresentar que:
- Quanto mais avançada a idade, mais probabilidades há de a doença existir;
- Existe uma probabilidade acrescida de os fetos de mães com mais de 40 anos virem a ter a doença ou nos idosos que sofreram traumatismos cranianos graves;
- O nível de escolaridade da pessoa também pode influenciar o aparecimento do alzheimer.

Sem comentários:

Enviar um comentário