O que é a Catalepsia e o que acontece durante um ataque desta perturbação



A catalepsia é uma doença rara, em que os membros se tornam moles, não havendo contracções, embora os músculos se apresentem mais ou menos rígidos. É um estado de plasticidade motora no qual o indivíduo conserva as posições que lhe são dadas, ou seja, os músculos tornam-se como que mecânicos, podendo o indivíduo permanecer nesta situação várias horas.

Esta doença é caracterizada por uma perturbação psicomotora que consiste ne cessação brusca dos movimentos voluntários, sem que haja lesão dos músculos. É caracterizada também pela manutenção da atitude ou posição em que se encontrava a pessoa no momento do ataque.

Durante a perturbação o doente preserva o uso perfeito das faculdades, da percepção e da inteligência, mas permanece impossibilitado de responder às questões que lhe são feitas.

A Catalepsia pode ser observada, sobretudo, na demência precoce e no sono hipnótico.

Um dos maiores problemas ligados a esta patlogia é o facto de o paciente no decorrer de uma crise não conseguir controlar os músculos envolventes da bexiga e do intestino grosso, deixando que se "escapem" excrementos e urina.

Sem comentários:

Enviar um comentário