O que devem fazer os cuidadores de doentes de Alzheimer?

Os cuidadores de doentes de Alzheimer, devem fazer de tudo para que o doente se sinta bem, para que sinta que está a ser tratado tal como antes, mas isso não implica que não possam fazer algo que contribua para que a vida do doente seja melhorada.

Como tal, devem tentar, entre outras coisas, ter sempre uma fotografia actualizada do doente, para o caso de ele ter uma crise e fugir; tentar que ele faça exercício regularmente para que os músculos não atrofiem; reforçar a segurança doméstica para evitar acidentes (como colocar dispositivos tipo corrimão); ajudá-lo a manter as aptidões criando-lhe exercícios mentais; tentar escolher roupas com aberturas largas no pescoço e com fechos éclair em vez de botões; e, se for necessário, colocar rótulos nas gavetas para o doente não se desorientar.

No caso dos comportamentos mentais, nem sempre é fácil lidar com eles mas, sobretudo, os cuidadores devem ter calma e nunca aplicar castigos nem repreender. Se estes agirem de forma errada, podem provocar um maior receio, confusão ou, até mesmo, o suicídio do doente. Caso algo corra mal, o cuidador só tem de tentar distrair o doente, transmitindo-lhe confiança pois, por mais agressivo ou embaraçoso que o comportamento possa ser, este é provocado pela doença e não pela pessoa em si.

Sem comentários:

Enviar um comentário